Aceitação da poligamia dobra nos EUA

.
timthA última pesquisa de opinião da empresa Gallup, nos EUA, mostra que o país está se afastando cada vez mais do conservadorismo e abraçando ideias liberais em questões sociais. Não é apenas o apoio ao casamento gay que está subindo rapidamente: a aprovação a pais solteiros subiu de 45% em 2001 para 61% em 2015, o divórcio de 59% para 71% e o sexo antes do casamento de 53% para 68% no mesmo período.

Leia tambem: Poligamia, causas consequências e curiosidades

A aprovação do suicídio assistido por médicos subiu sete pontos, e o apoio a pesquisas que destroem embriões humanos aumentou 12%, dando a ambas as práticas o apoio de uma maioria no país.

Mais surpreendentemente, a aceitação da poligamia dobrou nos EUA nos últimos 15 anos. A prática ainda é defendida por uma minoria, mas o aumento dos que a consideram aceitável nos EUA impressiona. O apoio ao matrimônio plural subiu de 7% em 2001 para 16% atualmente. A poligamia avança na esteira do liberalismo social, mas ainda tem um longo caminho a trilhar para se tornar consenso.

Se a prática será legalizada algum dia, seguindo os passos do casamento gay, é uma pergunta interessante. Muitos conservadores argumentam que ela irá se tornar legal, graças ao modelo agora ascendente do casamento como um contrato romântico de gênero neutro e facilmente dissolvido, de modo que não há nenhum motivo sério para limitar o número de pessoas que queiram se casar. E os conservadores têm um histórico muito bom (o prêmio de consolação da sua derrota cultural), quando se trata de prever como a lógica do individualismo expressivo se desenrola.

Deixe um comentário