Saúde  

A fome mundial está diminuindo, mas não rápido o bastante

 Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Uma a cada oito pessoas do mundo passou fome em 2012, isto é, 870 milhões de pessoas, de acordo com um estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (definida como uma dieta de menos de 1800 calorias por dia).

As crianças são especialmente afetadas, uma vez que a fome compromete o desenvolvimento físico e cognitivo. O Índice de Fome Global, concebido pelo International Food Policy Research Institute, um centro de estudos baseado em Washington, DC, monitora o progresso do combate à fome e à desnutrição, que inclui tanto a qualidade como a quantidade de calorias ingeridas em uma dieta. O índice cobre 120 países em desenvolvimento, os quais respondem por 84% da população mundial. Ele é composto por três medidas com peso igual: o percentual de pessoas desnutridas; a população com menos de cinco anos que está desnutrida; e a taxa de mortalidade da população com menos de cinco anos.

Embora o índice global tenha diminuído em 34% desde 1990, cerca de 19 países – com uma população total de US$ 1,6 bilhão – são classificados como grupos expostos a níveis de fome “alarmantes” ou “extremamente alarmantes”. A maioria está na África e Ásia, onde os desastres naturais e a mudança climática tornam suas populações particularmente vulneráveis à escassez de alimentos.

fomemundial-1024x753

Fontes: The Economist-Empty stomachs

Deixe um comentário