Saúde  

Catapora pode impedir criança de contrair asma

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Especialistas em vacina, no entanto, alertam que é muito cedo para concluir sobre os benefícios da não-imunização contra catapora.

Crianças podem ter menos chance de contrair asma e dermatite atópica se tiverem sido contagiadas com catapora anteriormente ou não tiverem sido vacinadas contra a doença, afirma um estudo da Universidade Estadual de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A dermatite atópica é uma reação alérgica que muitas vezes causa coceira. Também pode ser o “primeiro passo” de uma série de alergias que levam à asma, disse Dr. Jonathan Silverberg, autor do estudo.

Por meio da análise de registros de 700 crianças e adolescentes, Silverberg avaliou a relação entre catapora e dermatite atópica. Das crianças que tiveram catapora, 28% não contraíram dermatite atópica depois. Já as crianças diagnosticadas com dermatite atópica somente 20% tinha sido contagiadas com catapora.

Especialistas em vacina, no entanto, alertam que é muito cedo para concluir sobre os benefícios da não-imunização contra catapora. “Um único estudo com um só achado é interessante, mas precisa de mais provas”, afirmou Jane Seward, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Deixe um comentário